-
Arquitetos: Soeda and associates Architects
- Área: 96 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Takumi Ota
Descrição enviada pela equipe de projeto. Além do orçamento limitado, o projeto desta casa contou com pedidos específicos de seu cliente: uma sala de estar com pé direito duplo com luz natural abundante e localizada no centro da residencia; três cômodos privados; e um terraço amplo. O terreno está no subúrbio de uma cidade provincial, ao longo de uma rota de ônibus que vai até o centro da cidade.
A propriedade refere-se à porção mediana de um grande terreno subdividido em três lotes estreitos e longilíneos, orientados em um ângulo ligeiramente voltado à leste-oeste. Os lotes em ambos os lados ainda estão vazios, porém, naturalmente, serão construídos em um futuro próximo. Considerando o formato do lote, cuja largura é de apenas 7,5 metros, a preocupação é que se um edifício for construído na porção adjacente ao sul, causará problemas ao nosso edifício em relação a luz natural e também a privacidade.
Para evitar tais complicações, os estudos finais do projeto propunham: vagas na garagem para três carros localizadas do lado adjacente à rua; um volume máximo edificável colocado sobre o terreno restante e porções superiores cortadas na diagonal, em dois níveis, para criar janelas voltadas ao sul. Os novos eixos espaciais criam um efeito dinâmico para a sala de estar no centro da casa. A forma irregular parece irracional inicialmente, mas é resultado de estudos cuidadosos do ponto de vista ambiental do projeto.
O vão acima da sala de estar torna-se um espaço central onde todos os elementos, incluindo os quartos privados e o terraço são integrados uns aos outros. O estúdio no segundo andar é acessível apenas pelo terraço e está isolado do resto da casa para garantir privacidade nesta compacta residência.